INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Prevenir é melhor que remediar: Cyberbullying

Ora aqui está um assunto que me preocupa verdadeiramente no futuro do meu filho. Me deixa mesmo angustiada e completamente perdida.
Mais do que uma carolada na escola ou um gozo por estar sujo ou não ter os ténis da moda. Mais do que o próprio bullying físico (mas bullying a sério, daquele reiterado no tempo e nas partes envolvidas e entre iguais, não o gozo ocasional, a natural e por vezes cruel sinceridade das crianças que temos de enquadrar e corrigir, como sendo parte da infância, pois agora se confunde muito os conceitos da moda e tudo é bullying...) 
Enfim, o que me preocupa no futuro escolar social do meu filho é mesmo o cyberbullying. Com o avanço sempre avassalador e em passadas tão rápidas que é difícil acompanhar, com este mundo tecnológico fazendo parte deles, mas que não conseguem dominar e controlar, porque não têm a maturidade suficiente para isso - tanta gente com trintas e quarentas não tem, fará um miúdo de sete ou dez anos?!-, esta é uma questão da qual nunca o vou conseguir proteger, por muito que lhe controle as páginas sociais, por muito que o proíba ou o acompanhe. Se alguém lhe bater na escola eu posso reagir in loco e tempestivamente, directamente sobre os agressores, mas se alguém o filmar a ser batido e carrega o filme no Youtube, está tudo fora do controle seja de quem for... E já temos visto todos os dias nos telejornais as consequências últimas deste tipo de crueldade e falta de tudo. Tudo fica registado, tudo fica gravado, tudo se pode multiplicar em segundos. E isto é só a ponta do iceberg, o que ouvimos através dos media é o que transborda, não o que por lá vai, nem imagino o que mais andará pelas redes sociais dos palermas dos adolescentes ou das crianças que ainda não têm direito a dois dígitos na idade, mas já têm aberta uma conta no Facebook...

Por isso, a primeira acção, passa pelo conhecimento, passa pela formação, passa pela informação. A nossa, enquanto pais.

 As novas tecnologias da comunicação são hoje parte da vida dos jovens e das escolas. A par das enormes potencialidades, geram também receios e desafios para os educadores. As “novas” adições “sem substâncias”, as “novas” formas de invasão ou perda de privacidade, o “cyberbullying”, a insinuação a coberto do anonimato. A falta de formação de pais e educadores é, contudo, fortemente limitadora da sua capacidade de intervenção. Verdade é que, para nos protegermos da “web” há que, inevitavelmente, saber usar a “web” de forma prevenida.
Por estar atento aos desafios que as famílias enfrentam, o CADIn - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil - organiza um simpósio internacional sobre intervenção e prevenção do uso indevido e do abuso das novas tecnologias de comunicação. Este Simpósio, que se organizará como um grande fórum de partilha de conhecimentos, divulgação e sensibilização para todas as questões relacionadas com a prevenção do mau uso e abuso das novas tecnologias da informação, pretende de igual modo realçar e ser exemplo de como devem ser usadas as enormes potencialidades dessas mesmas tecnologias.
 
 

4 comentários:

macacagravaporcima disse...

há cerca de dois meses tive o privilégio de assistir a uma conferência de uma Pedopsiquiatra precisamente sobre estas questões das crianças e a Internet e em que a especialista focou o cyberbulling e descreveu detalhadamente outros fenómenos negativos associados à utilização das novas tecnologias pelos mais pequenos, deixando algumas achegas sobre o que os pais podem fazer para previnir este flagelo. Foi esclarecedor! Tantas coisas que eu desconhecia por completo! E tantas que continuo a desconhecer... É um mundo...

macacagravaporcima disse...

ERRATA: prevenir ;-)

Escrevi um texto sobre a referida conferência... se interessar... bjs

Soluções Anti-crise! disse...

Este meu Natal vai ser bem melhor desde que descobri como contornar a crise, e o seu?
*** Feliz Natal e um Excelente 2013, são os votos do blog "Soluções Anti-crise" ***

S* disse...

Temos mesmo de aprender a defender-nos nem mundo de loucos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.